terça-feira, 29 de outubro de 2013

A Ciência da Primeira Impressão: Pseudociência?

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Compre meu livro: "Impressionantes: A Ciência da Primeira Impressão" clicando AQUI.
     Muito obrigado!
====================


A CIÊNCIA DA PRIMEIRA IMPRESSÃO: PSEUDOCIÊNCIA?
Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach


Quando revelei para algumas pessoas do meu convívio que eu estava escrevendo um livro sobre “primeira impressão”, imediatamente recebi declarações do tipo:
- Ahá! Rendeu-se à pseudociência, então?
Tal reação já era esperada. Afinal, é notória a desonestidade intelectual que permeia as discussões sobre esse tema. Muitos discursam acerca da maneira pessoal como consideram pessoas “x” sendo “y”, acreditando que é assim que se faz, e ludibriando os ouvintes. Ou então, há sempre a soberania das “doutrinas milenares” (como a “fisiognomonia”) que, como todo conhecimento “sagrado”, é sempre considerado absolutamente verdadeiro. Devido a essa pobreza de referencial teórico, a maioria das falas sobre “primeira impressão” acabam sendo muito pueris e, realmente, pseudocientíficas.
Meu objetivo com esse primeiro livro foi principalmente desmistificar essa questão. Procurei (e espero ter conseguido) demonstrar que a “primeira impressão” é um tema sério, módulo introdutório às aulas de psicologia social das melhores universidades do mundo, justamente pelo fato de toda relação interpessoal começar com (e será influenciada por) uma impressão inicial. E, pelo fato de ter esse crédito tão grande na academia, os incentivos de pesquisa na área são muito elevados e crescentes, sendo que atualmente estuda-se tanto como a primeira impressão é formada em contextos sociais naturais, quanto dentro de laboratório, utilizando – inclusive – ressonância magnética funcional.
Ou seja, em suma, quis quebrar essa visão negativa nutrida sobre o tema, devido à forma inescrupulosa com que ele vem sendo tratado em vários contextos, demonstrando que o estudo da “primeira impressão” não é de forma alguma uma pseudociência. Muito pelo contrário, trata-se de um dos temas mais interessantes e férteis da atualidade. Através do meu lema “Exerça seu ceticismo! Exija fontes” eu convido o leitor a navegar, em poucas páginas, pelas descobertas feitas por mais de 150 recentes investigações científicas, publicadas nos melhores periódicos do mundo.
Caso ainda duvide da seriedade do tema, pode conferir, por exemplo, o site do laboratório de Alexander Todorov (Princeton University); Nicholas Rule (University of Toronto); e Nalini Ambady (Stanford University).
Você também pode assistir à entrevista que eu dei sobre meu livro, no programa TUDO+ da TVCOM-SC, clicando AQUI (ou clique AQUI para assistir à entrevista em HD, no site deles).

Se tiver interesse em adquirir meu livro “Impressionantes: A Ciência da Primeira Impressão” (e recebê-lo direto em sua casa) clique AQUI. Lembrando que, além de desmistificar o tema, eu também apresento quais os verdadeiros sinais que realmente fazem a diferença na primeira impressão, e como lidar com tudo isso de uma forma positiva. Sempre baseando-me em evidências!

===========================
NÃO SE ESQUEÇA DE ADQUIRIR MEU PRIMEIRO LIVRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. VEJA O VÍDEO ABAIXO E ENTENDA DO QUE SE TRATA:



E ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO PARA SABER COMO ADQUIRI-LO!



Está interessado(a) no serviço de Coaching Baseado em Evidências, através da internet (skype)? Confira ESTE vídeo e saiba o que é e como funciona. Entre em contato!
====================
Tenha um dia PLENO!

Um comentário: