terça-feira, 27 de agosto de 2013

TEXTO: "Haters gonna Hate"! Mas, por quê?

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!
====================

“HATERS GONNA HATE”! MAS, POR QUÊ?
Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach


Alguns indivíduos parecem sempre estar de bem com a vida, gostando e apoiando as produções alheias. Outros parecem ter uma tendência a detestar tudo que os demais fazem. São os famosos "haters", que estão cada vez mais evidentes hoje em dia devido ao assédio virtual que o anonimato da internet permite.
Até bem pouco tempo atrás, pensávamos que o que definia a avaliação era o próprio objeto ou a situação em si. Ou seja, uma frase seria odiada por alguém porque a frase conteria um conteúdo que provocaria a animosidade. Da mesma forma, se ela possuísse um conteúdo agradável seria avaliada positivamente.
Porém, essa pesquisa – publicada em Junho, no Journal of Personality and Social Psychology – demonstrou que mais importante que as características do objeto ou da situação em si, o que define a avaliação é a tendência individual a gostar ou não das coisas.
Justin Hepler
Pessoas com uma disposição a analisar as coisas positivamente, tenderão a fazer avaliações mais positivas independente do conteúdo do objeto ou situação em questão. Já aquelas com uma personalidade pré-disposta à negatividade, tenderão a ser "haters", independente do conteúdo e do contexto.
"Esta nova e surpreendente descoberta expande a teoria da atitude, demonstrando que uma atitude não está simplesmente em função das propriedades de um objeto em si, mas também está em função das características do indivíduo que avalia o objeto" - concluem os autores.
Então, isso significa que: se alguém não gosta do seu trabalho, não necessariamente seu trabalho é ruim. Pode ser que esta pessoa, simplesmente, tem uma tendência pessoal a não gostar de nada. Você é só mais alguém que ela irá odiar!



Referências:

HEPLER, J. ALBARRACIN, D. Attitudes without objects: evidencefor a dispositional attitude, its measurement, and its consequences. Journal of Personality and Social Psychology, vol. 104, n° 6, 2013.

Fonte das Imagens:
Haters gonna Hate = http://www.colipera.com/wp-content/uploads/2012/05/haters-gonna-hate.jpg
Justin Hepler = https://lh6.googleusercontent.com/-uS_TOvnlSCQ/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAAFY/OJB2zPOXJWk/photo.jpg

Está interessado(a) no serviço de Coaching Baseado em Evidências, através da internet (skype)? Confira ESTE vídeo e saiba o que é e como funciona. Entre em contato!
====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário