quarta-feira, 7 de agosto de 2013

TEXTO: Criança que passa fome acumula melhor os nutrientes dos alimentos?

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!
====================


CRIANÇA QUE NÃO PASSA FOME ACUMULA MELHOR OS NUTRIENTES DOS ALIMENTOS?

Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach


Segundo a "Hipótese da Resposta Adaptativa Preditiva" (Predictive Adaptive Response Hypothesis), quando as crianças passam por períodos de subnutrição durante a primeira infância, ou mesmo ainda durante a gestação, tendem a compensar essa carência de nutrientes mudando a fisiologia do seu metabolismo, passando a estocar gorduras mais facilmente quando se alimentam, para que essa gordura seja uma fonte de reserva no futuro incerto. Isso seria adaptativo, por garantir a sobrevivência destas crianças em situação de privação.
Porém, uma pesquisa publicada na última segunda-feira, na prestigiosa PNAS, gerou um resultado que contesta essa hipótese.
Os pesquisadores analisaram registros feitos ao longo de 50 anos, acerca da qualidade das colheitas em duas populações agrícolas pré-industriais da Finlândia do século XIX. Ao comparar com o registro da taxa de mortalidade, constataram que em períodos de pouca oferta de alimento (uma colheita ruim) as crianças nascidas naquela época tendiam a viver significativamente menos que aquelas nascidas em épocas de fartura, logo, a “Hipótese da Resposta Adaptativa Preditiva” não se confirmou. Além disso, crianças nascidas em épocas de boa colheita tinham um sucesso reprodutivo também significativamente maior.
Essa é uma forte evidência demonstrando que talvez a desnutrição no início da vida não traga nenhum tipo de benefício com relação à fisiologia do estoque de alimentos para períodos de dificuldade, e que - muito pelo contrário - causem danos irreparáveis à saúde, qualidade de vida e reprodução.


Referência:

HAYWARD, A. RICKARD, I. LUMMAA, V. Influence of early-life nutrition on mortality and reproductive success during a subsequent famine in a preindustrial population. PNAS, 2013.

Fonte da Imagem:
Colheita = http://www.malhanga.com/vinho_porto/Vinha_files/colheita.jpg

Está interessado(a) no serviço de Coaching Baseado em Evidências, através da internet (skype)? Confira ESTE vídeo e saiba o que é e como funciona. Entre em contato!
====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário