terça-feira, 6 de agosto de 2013

TEXTO: Como caminhar com calma, em dias de Sol?

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!

====================
Clint Eastwood, olhando contra o Sol

COMO CAMINHAR COM CALMA, EM DIAS DE SOL?

Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach


Muitas pessoas pensam que o calor deixa as pessoas mais irritadas e agressivas. Sobre isso, irei comentar no futuro. A questão que quero apresentar aqui é exclusivamente focada no efeito da luz do Sol, e não do calor que ele produz, na nossa consciência emocional.
Qualquer pessoa sabe que quando andamos na direção contrária à luz solar, esta bate em nossos olhos e promove uma contração involuntária de dois músculos: corrugator supercilii e orbicularis oculi.
Curiosamente, esta contração involuntária induzida pela luz do Sol tem um padrão que se assemelha ao da expressão facial da raiva.
Devido ao fenômeno chamado "feedback facial" (clique AQUI para conferir o vídeo em que explico sobre isso) esta pesquisa publicada em Junho passado na "Cognition and Emotion" quis investigar se as pessoas sentem mais raiva quando estão andando contra a luz do Sol, em comparação quando andam a favor dela, usando ou não óculos escuros.
Para isso, os pesquisadores avaliaram o grau de raiva sentida por 296 pessoas (entre homens e mulheres) que andavam contra a direção do sol, ou a favor dela, no calçadão de duas praias italianas.
Descobriram que o franzimento da testa causado por andar contra o sol sem óculos escuros aumentava rápida e significativamente o nível de raiva dos sujeitos. E ainda houve uma relação positiva diretamente proporcional, ou seja, quanto mais intenso era o franzimento da sobrancelha, igualmente mais intensa era a consciência emocional da raiva deles.
Então, a dica é que se você deseja caminhar com maior tranquilidade na orla da praia, experimente ir a favor – e não contra – a luz do Sol. De preferência, com óculos escuros. Bom exercício e boa paz!


Referências:
MARZOLI, D. CUSTODERO, M. PAGLIARA, A. TOMMASI, L. Sun-induced frowing fosters aggressive feelings. Cognition and Emotion, 2013.

Fonte das Imagens:
Eastwood = https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5p1lEFqauihChpAN-wQbgyKij0Pw-CGSNUUCFua2eyhM0TI7s69k27C46ygsj13knPLmBILHzfHwbN-RIZyoLwti4vz82wrvv0yKGyciXcR8vkuIlBFpd2O8MCR1GjxwqMnUaYgVxJAU/s1600/Celebrity-Image-Clint-Eastwood-243936.jpg
Carl Lightman = http://facesdamentira.files.wordpress.com/2011/12/cal-lightman_raiva1.jpg?w=593

Está interessado(a) no serviço de Coaching Baseado em Evidências, através da internet (skype)? Confira ESTE vídeo e saiba o que é e como funciona. Entre em contato!
====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário