terça-feira, 6 de agosto de 2013

TEXTO: A Autenticidade da Raiva

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!
====================

A AUTENTICIDADE DA RAIVA

Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach


Gosto de conversar com as pessoas, independente da emoção que elas estão expressando. Mas ouso dizer que acho mais instigante a conversa com alguém que está com raiva (não de mim, é claro). Isso porque, intuitivamente, sempre considerei que pessoas verdadeiramente enraivecidas são mais autênticas.
Expressão Universal da Raiva
Quando comecei a estudar psicologia, entrei em contato com as pesquisas Paul Ekman, que aparentemente corroboravam meu conhecimento intuitivo. Ou seja, pessoas que estão mentindo tem uma maior dificuldade em expressar a raiva autêntica quando são acusadas, isso porque – geralmente – o medo é a principal emoção expressa por quem não quer ter sua mentira desmascarada. No entanto, quem diz a verdade, teria uma probabilidade maior de expressá-la diante de uma acusação injusta. Mais ou menos como: "quem não deve, não teme".
Em 2010, uma pesquisa resolveu analisar com mais detalhes essa questão. Seus resultados foram publicados no prestigioso "Journal of Experimental Social Psychology" e corroboram essa proposição, demonstrando que as pessoas acusadas injustamente de mentirosas tendem a expressar mais intensamente a raiva, tanto através da face quanto da voz.
Mas esse padrão não aparece em qualquer mentira. Apenas naquelas em que as pessoas optam por transgredir alguma regra e julgam estar em apuros caso sejam realmente consideradas mentirosas.
Isso não prova, de maneira nenhuma, que a raiva é um sinal absoluto de veracidade, muito menos que o medo é um sinal definitivo de mentira. O que essa investigação demonstra é que, em média, quando as pessoas estão contando a verdade tem maior facilidade em expressar a raiva autêntica diante de uma acusação injusta.
Quero finalizar com a frase que uso em uma de minhas palestras (disponível AQUI). Na detecção de mentiras temos que analisar o todo, e não apenas uma pista isolada. Para pegar um mentiroso é preciso enxergar o quadro inteiro, e não apenas um quadrado. A raiva autêntica é um quadrado que pode, em consonância com outros quadrados, ajudar a formar o quadro que diagnostique a sinceridade.


Referências:

HATZ, J. BOURGEOIS, M. Anger as a cue to truthfulness. Journal of Experimental Social Psychology, vol. 46, issue 4, 2010.

Fonte das Imagens:
Detecção de Mentiras = http://msalx.recreionline.abril.com.br/2012/10/30/1914/6dheL/recreio-30-08-12-p24-25-01.jpeg?1351805347
Raiva = http://www.neurodiversity.com/nvc/ekman_anger.jpg

Está interessado(a) no serviço de Coaching Baseado em Evidências, através da internet (skype)? Confira ESTE vídeo e saiba o que é e como funciona. Entre em contato!
====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário