terça-feira, 30 de julho de 2013

TEXTO: Psicoterapia Online é ainda mais Eficaz

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!

====================


PSICOTERAPIA ONLINE É AINDA MAIS EFICAZ
Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach


Há duas semanas eu disponibilizei um vídeo em meu canal do YouTube (clique AQUI para conferir) em que expliquei muitos aspectos envolvendo a psicoterapia para além das 4 paredes do consultório, ou seja, a psicoterapia online.
Maercker Andreas, PhD
No vídeo, apresentei muitas evidências que demonstravam a eficácia do método terapêutico mediado por computador, mas uma pesquisa coordenada por Maercker Andreas e publicada na última edição do prestigioso "Journal of Affective Disorder" gerou um resultado surpreendente.
Para a pesquisa, um total de 62 pacientes diagnosticados com depressão realizaram psicoterapia cognitivo-comportamental durante 8 meses. Metade deles passou pelo método convencional (ou seja, face a face), enquanto que a outra metade foi tratada exclusivamente via internet, seja através de troca de textos, seja através de conversação com áudio.
Um dos resultados obtidos foi que, ao final do processo, ambos os métodos de psicoterapia geraram bons resultados. Ou seja, após estas 8 semanas, os sintomas da depressão estavam significativamente reduzidos. Porém, quando acompanhados esses mesmos pacientes 3 meses após o final do tratamento, percebeu-se que aqueles que passaram pela intervenção online mantiveram a melhora alcançada, enquanto que aqueles que passaram pelo método convencional (face a face) apresentaram uma pequena recaída e reaparição dos sintomas depressivos.
Essa investigação demonstra não apenas que a psicoterapia online tem a mesma eficácia que a convencional, como também que tem maior efeito em longo prazo, fazendo com que os pacientes mantenham a depressão controlada por mais tempo após o término do tratamento.


Obs.: Como eu explico em meu vídeo, a psicoterapia online plena no Brasil não é permitida pelo Conselho Federal de Psicologia (mesmo diante de tantas evidências comprovando sua eficácia). Porém, além de psicólogo, também sou coach formado pela “Sociedade Brasileira de Coaching”, e como coach posso atender através da internet. “Coaching” não é a mesma coisa que “psicoterapia”. NESTE meu vídeo eu explico como funciona o coaching, Caso entenda que possui uma demanda para o processo de coaching, basta entrar em contato através do e-mail: thales.coutinho@hotmail.com


Referências:
BIRGIT, W. HORN, A. ANDREAS, M. Internet-based versus face-to-face cognitive-behavioral intervention for depression: a randomized controlled non-inferiority trial. Journal of Affective Disorders, in press, 2013.
Reportagem da Medical Express. Psychotherapy via the Internet as good as if not better than face-to-face consultations. Disponível em: http://medicalxpress.com/news/2013-07-psychotherapy-internet-good-face-to-face.html

Fonte das Imagens:
Psicologia Online = http://esnormalloquemepasa.files.wordpress.com/2012/02/psicologo-online-a-distancia.jpg
Maercker Andreas = http://handbuch-psychotraumatologie.de/wp-content/uploads/2011/07/SE_PR_Maercker_Andreas.jpg

====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário