segunda-feira, 1 de julho de 2013

TEXTO: Por que não gosto de considerar o TVCCHANNELNEWS um Vlog, e nem de me considerar um vlogger?

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!

====================

POR QUE NÃO GOSTO DE CONSIDERAR O “TVCCHANNELNEWS” UM VLOG, E NEM ME CONSIDERAR UM VLOGGER?

Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach

     As palavras não representam – necessariamente – o que elas significam no dicionário, mas sim o que significam para quem a escuta. O termo “vlog”, por exemplo, deriva de “videoblog” que consiste numa forma de mídia em que o produtor (chamado de “vlogger”) realiza vídeos para expor suas ideias a um público-alvo. Com o crescimento de portais como YouTube, muitos passaram a fazer valer sua opinião, criando canais específicos para a disseminação delas.
     Porém, com o tempo, o termo “vlogger” passou a ser associado àquelas pessoas muito influentes na internet, por terem uma opinião ácida, ou serem – de alguma forma – capazes de atrair a atenção de muitas pessoas. No Brasil, temos muitos vloggers famosos, como Felipe Neto, PC Siqueira, Cauê Moura, Rafinha Bastos e outros.
     Contudo, esses vloggers têm como única preocupação: a transmissão de sua opinião pessoal sobre algo, sem necessariamente recorrer a qualquer tipo de fundamentação teórica, com a melhor qualidade técnica possível.
     Particularmente, não tenho nada contra a opinião de alguém. Posso discordar de muitas, mas respeito o direito das pessoas de exercerem sua liberdade de expressão, principalmente através da internet. Todavia, ao me manifestar no TVCChannelNews, eu não estou disseminando a minha opinião, mas sim traduzindo os resultados de pesquisas científicas atuais para uma linguagem que possa ser compreensível tanto por aqueles com background em psicologia, quanto por quem nunca ouviram falar em ciência.
     A grande questão é: se os vloggeiros famosos usam suas mídias para expor suas opiniões, qual a diferença entre a opinião deles e a minha? Nenhuma. Logo, eu simplesmente posso descartar tudo o que eles falarem, com base simplesmente naquilo que eu penso ser verdade.
     Mas, no caso do TVCChannelNews, o negócio é diferente! Assim como eu não escolho falar as coisas que eu falo (apenas escolho pesquisar sobre o assunto, e relatar os achados da minha revisão de literatura sem qualquer acréscimo ou censura), quem assiste aos meus vídeos também não pode simplesmente invalidar o que foi apresentado simplesmente porque ele(a) acha que não é assim que as coisas funcionam. O comentário feito em um dos meus vídeos, que coloco logo abaixo, apenas ilustra essa associação entre “vloggeiro” e “formador de opinião”.
     Logo, eu não gosto de dizer que sou um “vlogger” e tenho um “vlog”. Acho melhor me considerar um “divulgador científico” que tem um “canal de divulgação científica” (ainda que, no fim das contas, seja – de fato – um vlog): um espaço em que as discussões são possíveis, e até estimuladas, mas que precisam ser feitas com base em evidências!

Grato pela compreensão,
Thales Vianna Coutinho.



====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário