quinta-feira, 25 de julho de 2013

TEXTO: O "Interruptor de Empatia" dos Psicopatas

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!

====================
Imagem do artigo no qual baseio esse texto.
Mostra fotos dos diferentes vídeos apresentados aos psicopatas.

O "INTERRUPTOR DE EMPATIA" DOS PSICOPATAS
Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach


A psicopatia (ou "transtorno de personalidade anti-social") é uma desordem mental caracterizada, principalmente, pela diminuição na capacidade de sentir remorso, compulsão por mentir e por um charme superficial.
De acordo com uma pesquisa publicada na última edição da prestigiosa revista "Brain", os psicopatas têm um "interruptor de empatia" que os permite ligar e desligar essa capacidade de nos colocar no lugar do outro, dependendo da situação.
Eles pediram que 18 criminosos psicopatas assistissem a vídeos em que apareciam mãos realizando vários tipos de comportamento, seja apertando a mão (neutro), seja excluindo uma a outra, seja demonstrando afeto, seja causando dor. Enquanto isso, a atividade cerebral deles era monitorada através de Ressonância Magnética Funcional. Os resultados demonstraram que, diferentemente das pessoas normais, os psicopatas não ativavam normalmente as regiões do cérebro responsáveis pela empatia, diante do vídeo da dor. Porém, na sequência, os pesquisadores instruíram formalmente que os sujeitos psicopatas sentissem a dor do outro, e então viram que as regiões cerebrais da empatia ficavam ativas durante a visualização do vídeo que representava a dor.
Christian Keysers
De acordo com Christian Keysers, o principal autor da investigação, este resultado pode mudar a forma como encaramos os psicopatas:
"A visão predominante tem sido a de que eles são indivíduos frios, incapazes de sentir emoções, e incapazes de sentir as emoções dos outros. Nosso trabalho está demonstrando que as coisas não são tão simples assim. Eles não são pouco empáticos, apenas tem um interruptor de empatia que pode ser ligado ou desligado. No momento que vão cometer um crime, simplesmente o desligam" – disse Keysers, em entrevista à BBC News.
As próximas pesquisas irão focar na compreensão de como exatamente eles conseguem controlar o sistema da empatia. Os resultados serão de suma importância para que possamos entender melhor esse tipo de condição que tanto intriga a ciência, a sociedade... e o cinema!



Referência:
MEFFERT, H. GAZZOLA, V. BOER, J. BARTELS, A. KEYSERS, C. Reduced spontaneous but relatively normal deliberate vicarious representations in psychopathy. Brain, vol. 136, n° 8, 2013.
Clique AQUI para ver a versão completa do artigo, em PDF.
Reportagem da BBC News: http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-23431793

Fonte da Imagem:

Christian Keysers: http://horizon-magazine.eu/sites/default/files/00-RDT-Keysers-Keysers7950.JPG

====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário