quarta-feira, 24 de julho de 2013

TEXTO: A Face & A Música

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!

====================

Montagem feita por mim mesmo com base no padrão universal da expressão facial de alegria (esquerda) e tristeza (direita) identificado por Paul Ekman. Abaixo, incluo cenas do show de André Rieu.

A FACE & A MÚSICA
Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach


Uma pesquisa conduzida por neurocientistas japoneses e publicada na edição de Fevereiro da "Neuropsychologia" demonstrou um curioso efeito exercido pelas expressões faciais no julgamento da carga emocional de uma música.
O estudo foi realizado da seguinte forma:
Os sujeitos da pesquisa inicialmente eram apresentados à foto de um rosto humano expressando alegria, ou tristeza. Na sequência, eles ouviam um trecho de música instrumental alegre, ou triste. Todos eles foram instruídos a avaliar a carga emocional da música que escutavam (dizendo se ela era triste ou feliz) e informar esse julgamento em voz alta o mais rápido possível. Enquanto isso, a atividade cerebral era monitorada através do eletroencefalograma (EEG).
Os resultados mostraram que na situação congruente, ou seja, quando era apresentado um rosto alegre e - na sequência - uma música alegre, as pessoas julgavam o aspecto emocional da música muito mais rápido e de forma bem mais assertiva, em comparação com a situação incongruente, ou seja, quando um rosto alegre era apresentado antes de uma música triste. Além disso, o registro do EEG demonstrou que o cérebro processa mais lentamente a avaliação na situação incongruente, em comparação com a congruente. É importante salientar que esse efeito se manifestava tanto nas pessoas já familiarizadas com a música, quanto naquelas que não tinham qualquer habilidade musical.
Isso demonstra que a expressão facial percebida nos outros interfere diretamente na nossa contemplação musical. Talvez seja por isso que tendemos a não gostar de músicos que interpretam canções tristes com um sorriso no rosto, ou canções alegres com uma expressão de tristeza.


Referência:

KAMIYAMA, K. ABLA, D. IWANAGA, K. OKANOYA, K. Interaction between musical emotion and facial expression as measured by event-related potentials. Neuropsychologia, vol. 51, issue 3, 2013.

====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário