segunda-feira, 15 de julho de 2013

TEXTO: Diga-me com quem andas... que te direi se és homossexual?

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!

====================



DIGA-ME COM QUEM ANDAS... QUE TE DIREI SE ÉS HOMOSSEXUAL?

Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach
thales.coutinho@hotmail.com


Um dos maiores medos de um(a) homofóbico(a) é que a homossexualidade possa ser como um vírus se propagando e contagiando os jovens.
Uma pesquisa publicada, no último dia quinta-feira, na "Archives of Sexual Behavior" por James Fowler e colaboradores pode fornecer um alívio para seu medo preconceituoso!
James Fowler
Desde tenra idade, a influência dos pares é crucial para que criemos nossas convicções e que moldemos nosso comportamento, e esse padrão de influência se mantém ao longo de toda a nossa vida. Inclusive, dois dos autores dessa pesquisa (James Fowler e Nicholas Christakis) escreveram um livro intitulado "O Poder das Conexões" em que explicam a influência do networking, seja nas nossas crenças e atitudes político-religiosas, até com relação ao desenvolvimento de transtornos mentais como depressão e compulsão alimentar.
Mas, nessa pesquisa específica, eles quiseram estudar a influência exercida pelas redes sociais (reais, e não virtuais) sobre o comportamento sexual dos adolescentes, utilizando dados do "National Longitudinal Study of Adolescent Health".
Descobriram que "atividade sexual" e "desejo por um(a) parceiro(a) romântico" são características fortemente influenciadas pelo grupo de amigos. Ou seja, um adolescente rodeado de amigos que iniciaram mais cedo sua atividade sexual, ou que possuem parceiro(a) romântico(a) fixo, tendem a querer com mais afinco essas coisas.
Porém, a influência exercida pela "homofilia" (interesse sexual por pessoas do mesmo sexo) é nula. Ou seja, independentemente da quantidade de amigos homossexuais que um jovem heterossexual tenha, ele não vai - em decorrência disso - imitar a atitude e passar a sentir atração por pessoas do mesmo sexo.
Então, se você é um pai ou uma mãe que não deseja ter um filho homossexual, pode parar de se preocupar com a orientação sexual dos amigos dele(a). Ao contrário, sinta-se feliz por ele(a) ter amigos!


Referência:
BRAKESFIELD, T. MEDNICK, S. WILSON, H. NEVE, J-E, CHRISTAKIS, N. FOWLER, J. Same-sex sexual attraction does not spread in adolescent social networks. Archives of Sexual Behavior, 2013.
Clique AQUI para baixar uma versão PDF do artigo.

Livro:
CHRISTAKIS, N. FOWLER, J. O Poder das Conexões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Fonte das Imagens:
James Fowler: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/4/4e/James_fowler_at_poptech_2009.jpg

====================
Tenha um dia PLENO!

Um comentário:

  1. Oi Thales,

    legal saber que existe um estudo sobre isso. Vou comprar este livro sem dúvidas, assunto muito interessante.

    Parabéns pelo conteúdo!

    ResponderExcluir