quinta-feira, 6 de junho de 2013

TEXTO: A Crença na Ciência

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!

====================

A CRENÇA NA CIÊNCIA
Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach


Parece que a ‘crença na ciência’ pode funcionar - no fim das contas - como a ‘crença na religião’, psicologicamente falando.
Um recente estudo conduzido por professores do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford (publicado no último dia 29, no “Journal of Experimental Social Psychology”) revelou que, assim como os religiosos tendem a recorrer a pensamentos religiosos quando estão passando por situações difíceis e estressantes em suas vidas; os não-religiosos tendem a buscar suporte em explicações científicas quando estão diante de situações estressantes.
Miguel Farias
"Nós descobrimos que uma situação estressante aumenta a ‘crença na ciência’ em indivíduos não-religiosos. Esta crença não tem necessariamente a ver com a ciência propriamente dita. Estamos apenas interessados em estudar os valor que os indivíduos conferem a essa crença no momento de stress" – explica Miguel Farias, psicólogo e coordenador do estudo, em entrevista à PhysOrg.
Isso significa que "ciência" e "religião" continuam sendo coisas bem distintas. Contudo, a crença (na religião, ou na ciência) em momentos de dificuldade produz o mesmo efeito, funcionando como estratégia de "coping" (manejo do stress).
"Isso não significa que acreditar em Deus traga algum tipo de benefício psicólogo especial. Crer – em qualquer coisa – já provoca benefícios. Nós, humanos, estamos programados para acreditar em alguma coisa, e mesmo os ateus recorrem a crenças não-sobrenaturais para sentir conforto em momentos de angústia" – conclui Farias.
Esse resultado me lembrou de um dos vídeos que mais gosto: "Science Saved MySoul" (tem a versão dublada, chamada "A Ciência salvou a MinhaAlma"). De fato, em momentos de angústia, aqueles que não são religiosos recorrem à ciência para buscar um conforto. Para salvar a própria ‘alma’!


Referências:
FARIAS, M. NEWHEISER, A. KAHANE, G. TOLEDO, Z. Scientific faith: belief in science increases in the face of stress and existential anxiety. Journal of Experimental Social Psychology, 2013.

'Belief in science' increases in stressful situations. PhysOrg, disponível em: http://phys.org/news/2013-06-belief-science-stressful-situations.html

-------------
Fonte da Imagem:
====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário