quarta-feira, 8 de maio de 2013

TEXTO: Uma cantada, com um violão.

Bom dia, Internauta!



     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!

====================


UMA CANTADA, COM UM VIOLÃO
Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach


Nicolas Guéguen
Eu já fiz um vídeo sobre isso há algumas semanas (clique AQUI para assisti-lo). Mas, a ciência evolui muito rápido e, por isso, já saiu um novo artigo sobre o tema ("Men's musicability and attractiveness to women in a real-life courtship context") escrito por Nicolas Guéguen (Université de Bretagne-Sud) e colaboradores, publicado em 1° de Maio na "Psychology of Music".
Nessa pesquisa, eles quiseram aprofundar um pouco mais a teoria – já corroborada por muitas outras investigações – de que a música representa um critério de seleção de parceiros muito importante em humanos, e a "habilidade musical" é um sinal de criatividade muito exigido pelas mulheres, nos homens, no momento de selecioná-los.
Para isso, elaboraram um experimento muito simples...
Convidaram um homem para participar da investigação, como colaborador do estudo. Ele deveria andar pela rua, e perguntar a mulheres totalmente desconhecidas e aleatórias, qual era o número de telefone delas. Fez isso com 300 mulheres diferentes.
Apesar de o voluntário ser um homem atraente, os pesquisadores modificaram 1 característica apresentada por ele, para conseguir separar o grupo teste, do controle. A característica foi que, em alguns casos, ele estaria com um violão na mão (grupo teste) no momento de solicitar o telefone da desconhecida, enquanto que em outros ele não estaria com nada (grupo controle).
O que eles verificaram foi que as mulheres tinham uma propensão significativamente maior de fornecer o número de telefone pessoal, quando o homem desconhecido estava com um violão na mão.
Isso mostra que o sinal de interesse/habilidade musical é muito importante para as mulheres, e - inclusive - forte o suficiente para vencer a barreira do receio e aceitar fornecer seu telefone a um completo desconhecido.
Uma crítica que eu, particularmente, tenho a fazer sobre esse experimento, é que eles não verificaram se o telefone era mesmo daquela moça. Ou seja, ela poderia – simplesmente – ter mentido sobre o número. Este é um cuidado importante para que as investigações futuras tomem, na tentativa de tornar seus dados mais consistentes. Porém, ainda assim, essa diferença discrepante de comportamento permite defender a teoria proposta.

Referência:
GUÉGUEN, N. MEINERI, S. FISCHER-LOKOU, J. Men's music ability and attractiveness to women in a real-life courtship context. Psychology of Music, 2013.

Fonte das Imagens:


====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário