quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Divulgação da minha Palestra


Boa noite, Internauta!


     Estou escrevendo este post para divulgar minha próxima palestra (a última do ano de 2012). Se você mora em Joinville/SC, não deixe de conferir.

================================================
Título da Palestra: “Era uma vez... o Homo sapiens: a Natureza da Contação de História e da Literatura

Palestrante: Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175) formado pela Universidade da Região de Joinville — Univille, e Personal & Professional Coach formado pela Sociedade Brasileira de Coaching (da qual faz parte). Diretor de Conhecimento da Sociedade Racionalista, Professor do Instituto de Parapsicologia de Joinville, Consultor, Palestrante e também Treinador de Equipes Empresariais e de Instituições de Ensino.

Introdução:

     Aristóteles escreveu: “A poesia é mais filosófica e de maior importância do que a história, pois suas afirmações dizem respeito ao universal, enquanto a história lida com o singular”, porém, apenas a partir da década de 1990, psicólogos e demais cientistas do comportamento começaram a estudar cientificamente a razão e o impacto das histórias e da literatura.
     Ao longo desses últimos 20 anos, um grande investimento vem sendo feito nessa nova linha de pesquisa, que busca estudar a literatura à luz de paradigmas como o da neurociência, da ciência cognitiva e da psicologia evolucionista. Esses estudos revelaram muitos aspectos curiosos, e mesmo úteis para a sociedade (como a importância da nossa capacidade de “teoria da mente” para compreender as histórias, e o efeito estimulante que as histórias exercem na nossa memória de trabalho, e capacidade empática).
     Por que contamos histórias? Por que gostamos de ouvi-las? Por que nos identificamos com alguns personagens fictícios? Por que algumas histórias se transformam em Best-sellers? Por que é importante presentear com um livro neste Natal? As respostas para essas e muitas outras perguntas você vai ter nessa palestra, que traz as evidências científicas mais recentes, traduzidas para uma linguagem compreensível por todos.

Data e Horário: 26/11/2012 (segunda-feira) às 19h:30min.

Local da Palestra: Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville = Rua Otto Boehm, n° 972 - Bairro Glória, Joinville/SC

Telefone para Contato: (47) 3422-6666 (não é necessário confirmar presença com antecedência)

Ingresso: 1Kg de Alimento
========================================

Quem quiser conhecer um pouco melhor sobre o tema, antes da palestra, assista a esse pequeno (mas explicativo) vídeo sobre o livro de Jonathan Gottschall, "The Storytelling Animal" ("O Animal Contador de Histórias", sem tradução para o português).


Nenhum comentário:

Postar um comentário